Calculadora de Gasto Calórico

Powered by YAZIO



                                                                                                                                                          

O que é gasto calórico

O gasto calórico ou gasto de energia é a quantidade de energia que o corpo de um indivíduo  precisa para manter seu metabolismo básico. Pode estar relacionado à temperatura corporal, crescimento ou atividade física. Geralmente é no mundo do esporte que ouvimos esse termo com muita frequência, pois a maioria dos desportistas pratica uma disciplina para queimar algumas calorias.

O gasto calórico depende de vários elementos. Alguns esportes permitem que você queime mais calorias do que outros. Algumas pessoas queimam suas calorias com mais facilidade, enquanto outras ainda precisam perseverar para alcançar seu objetivo. Além disso, é importante saber que existe uma taxa diária a ser respeitada quando se quer queimar calorias, para não prejudicar o organismo.

É importante saber que nosso corpo é o resultado de um equilíbrio entre a entrada e a saída de energia. Se ingerirmos mais calorias, através das refeições que comemos, mas gastarmos menos, ganhamos peso. Assim, o gasto calórico é composto pelo gasto energético em repouso, pelo efeito térmico da alimentação e pelo gasto associado à atividade física.

O gasto energético de repouso também é chamado de taxa metabólica basal. É a quantidade de calorias que nosso corpo precisa para funcionar corretamente. É equivalente a dois terços do gasto calórico diário.

O efeito do calor dos alimentos é considerado as calorias que nosso corpo precisa para processar os alimentos e alimentar todos os músculos e órgãos do corpo. Representa 10% do gasto calórico diário.

O gasto calórico com atividades físicas é o menor percentual. É também o mais variável, pois não é o mesmo para todos os indivíduos.


Gasto calórico: os fatores envolvidos

O gasto calórico está sujeito a vários fatores:

Sexo do indivíduo: em geral, são os homens que gastam mais calorias do que as mulheres, mesmo que tenham a mesma idade ou peso. Isso ocorre porque os homens precisam de mais calorias porque, do ponto de vista fisiológico, sua massa muscular é maior que a das mulheres.

Idade: quanto mais velho você fica, mais calorias seu corpo queima. O gasto calórico aumenta ao longo da vida. O pico é atingido no primeiro ano, aumenta pouco até os 20 anos, permanece estável até os 60 anos e decai na terceira idade.

Hormônios: duas pessoas da mesma idade, sexo e nível de atividade têm gasto calórico completamente diferente. Essa diferença se deve principalmente aos seus níveis hormonais.

Atividades praticadas: quando falamos de gasto calórico, as áreas variáveis ​​vêm principalmente das atividades físicas e intelectuais. Quando a intensidade das atividades físicas aumenta, o gasto calórico também aumenta. Cada movimento, deslocamento e pensamento que uma pessoa realiza exige que ela use seus recursos calóricos.


Quais atividades escolher para queimar o número máximo de calorias?

Aqui estão algumas atividades esportivas, que são conhecidas por serem as mais eficazes na queima de calorias:

Corrida:  é uma atividade esportiva que todos podem praticar. É considerada como uma das atividades que ajuda a queimar calorias mais rapidamente. Simples de fazer, correr pode queimar até 850 calorias por hora. É também um exercício ideal para trabalhar os músculos e melhorar a frequência cardíaca. A corrida regular facilita a perda de quilos indesejados.

Andar de bicicleta: seja uma bicicleta ergométrica ou uma bicicleta comum, andar de bicicleta por um tempo ajuda a perder muitas calorias. Andar de bicicleta regularmente queimará entre 750 e 800 calorias por hora. Os glúteos e os músculos da parte inferior do corpo são esculpidos, e o atleta ganha em resistência, pois essa atividade exige muita força e tonicidade.

Pular corda:  esta atividade queima entre 700 e 850 calorias. É adequado para crianças, homens e mulheres. Pular corda não só ajuda a perder quilos indesejados, mas também melhora a respiração e a resistência.

Natação:  uma disciplina que permite movimentar todo o corpo e os músculos, a natação permite queimar de 550 a 700 calorias por hora. É um esporte completo, que não apenas desenvolve os músculos, mas também melhora a respiração e a resistência.




Outras calculadoras



Calcular 
Calorias Diárias

Calcular
Peso Ideal

Calcular IMC