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Nadar em águas frias - benefícios para o corpo e para a mente




Nadar em águas abaixo de 15º C, em pleno contato com a natureza, e sentindo aquele friozinho por todo o corpo, permite vivenciar a natação em águas abertas de uma forma completamente diferente.

Embora, em teoria, nadar em águas frias possa parecer uma atividade reservada apenas a alguns atletas aventureiros, esta disciplina está ao alcance de todos. Com um pouco de preparação física e mental, nadar em baixas temperaturas pode trazer inúmeros benefícios, como reenergizar o corpo.


Benefícios da natação em água fria

  • Acelera o seu metabolismo. A gordura marrom, ou tecido adiposo marrom, é ativada com água fria e ajuda a manter a temperatura corporal. Também queima calorias.

  • Proporciona alívio da dor. A água fria estreita as artérias, reduzindo a inflamação potencial e aliviando os músculos doloridos.

  • Estimula o sistema imunológico. A exposição regular à água fria aumenta seus níveis de glutationa antioxidante, regulando o processo antioxidante.

  • Aumenta a libido. Estudos sobre os benefícios da água fria mostraram que ela aumenta a produção de testosterona, melhorando a libido e o desejo sexual nos homens.

  • Ajuda você a ficar em forma. Expor-se aos elementos e às condições difíceis significa que você está trabalhando duro, o que é um bom exercício físico.

  • Melhora a circulação linfática. A água fria força os vasos linfáticos a se contraírem, bombeando os fluidos linfáticos por todo o corpo.

  • Clareza mental. Colocar seu sistema em funcionamento lhe dá clareza e melhora a concentração.

  • Reduz o estresse. Entrar em água fria causa uma explosão de endorfinas, pois o corpo as usa para compensar como seu próprio "analgésico".






SEGURANÇA NA NATAÇÃO EM ÁGUAS FRIAS

Quer você acredite ou não que está condicionado para a água fria, ou não, o simples fato é que nossos corpos realmente não foram projetados para nadar em água fria. 
Enquanto alguns aprenderão a se acostumar com a água fria ao longo do tempo, mesmo os mais resistentes podem sucumbir ao frio.

Abaixo, quatro condições que podem afetar os nadadores de água fria e como evitá-los:



1. Choque de água fria

O choque de água fria ocorre a partir da imersão repentina em água significativamente mais fria do que você está acostumado ou preparado. O choque é a resposta inicial e automática do corpo à rápida mudança na temperatura da pele. Causa, entre outras coisas, uma forte ingestão de ar, um aumento na taxa de respiração e um aumento na pressão arterial. Geralmente dura até alguns minutos. Para os incautos, o choque da água fria pode ser mortal, especialmente se a respiração aguda ocorrer debaixo d'água. Além disso, se você tiver uma condição cardíaca subjacente ou hipertensão, a mudança repentina na pressão arterial pode causar complicações.

Entre na água lentamente e mantenha o rosto seco até que sua respiração esteja sob controle. 
A resposta da água fria diminui com a experiência de natação e com a preparação mental.


2. Falha na natação

Para proteger os órgãos vitais, o corpo restringe o fluxo sanguíneo para os membros quando em água fria. Se isso atingir níveis extremos, os braços e as pernas não funcionarão mais corretamente e você não poderá nadar, resultando em falha na natação.

Se você sentir que está diminuindo a velocidade ou com dificuldades para nadar, saia.


3. Hipotermia

A hipotermia ocorre quando você sofre uma queda na temperatura corporal central e pode eventualmente levar à perda de consciência e insuficiência cardíaca. A quantidade de tempo que você pode nadar em água fria sem sofrer de hipotermia é determinada pela temperatura, tamanho e forma do seu corpo e sua experiência, entre outros fatores.

Comece com nados curtos para aprender quais são seus limites. 
Sempre nade com outras pessoas. Se sua taxa de braçada diminuir ou você começar a tremer, saia e aqueça.


4. Após o nado
De todas as medidas que você deve considerar ao nadar em águas frias, não negligencie o pós-exercício. Especialistas apontam que, uma vez que você sai da água, seu corpo continua esfriando por cerca de 20 a 30 minutos. Isso significa que sua temperatura corporal será mais baixa 20 a 30 minutos depois de nadar do que quando você terminou sua sessão de natação em águas abertas.  

O aquecimento imediatamente após a natação é vital. Você deve se secar, remover a roupa molhada o mais rápido possível e vestir rapidamente roupas quentes, incluindo luvas e meias grossas. E antes de voltar à sua rotina normal, tome uma bebida quente, respire fundo e verifique como está se sentindo. Você certamente notará benefícios em todo o seu corpo.



Como minimizar os efeitos da natação em águas frias

A primeira e mais óbvia maneira de minimizar os efeitos da água fria é usar uma roupa de mergulho. No entanto, as roupas de mergulho não impedirão o choque da água fria nem impedirão que você sofra hipotermia. O que eles vão fazer é ajudá-lo a se manter aquecido por muito mais tempo, mantê-lo flutuando (na camada mais quente da água) e, na maioria dos casos, permitir que você nade mais rápido.

Aprender a se aclimatar à água fria leva tempo e é algo que os nadadores de longa distância planejam como parte de seu treinamento. 




Plano de exposição à água fria


A exposição gradual e regular à água fria permitirá que seu corpo se acostume com o tempo. 
Isso significa que você poderá ficar na água por mais tempo. Se você passou o inverno em terra, fora da água, pode seguir este 
guia de aclimatação nas próximas duas semanas para se acostumar com as baixas temperaturas aos poucos.  

Controle sua respiração. Inspire por 4 segundos e expire por 4 segundos.
Dia 1-3: Tome um banho frio por 30 segundos.
Dia 4-5: Tome um banho frio por 45 segundos.
Dia 6: Coloque a cabeça debaixo d'água em um banho frio e fique no banho por 1 minuto.
Dia 7-8: Tome um banho por 1 minuto e 30 segundos.
Dia 9: Tome um banho frio por 2 minutos, certificando-se de colocar a cabeça debaixo d'água.
Dia 10-11: Tome um banho frio por 2 minutos e 30 segundos, certificando-se de colocar a cabeça sob a água.

Lembre-se de que é extremamente importante praticar o controle da respiração antes e durante a imersão para evitar movimentos muito rápidos.



Dicas para nadar em águas frias
  • Use duas toucas de natação de silicone. 
  • Não fique no frio de antemão
  • Use uma roupa de neoprene e pense em botas e luvas para manter os pés e as mãos cobertos também
  • Há também toucas de neoprene para sua cabeça
  • Engorde durante o inverno para que você tenha uma camada natural de gordura corporal
  • Faça jogging na areia por 5 minutos antes de nadar para aumentar o calor do corpo
  • Use tampões de ouvido
  • Leia livros de nadadores oceânicos para obter dicas de quem passou muito tempo nadando no frio. Lyn Cox uma vez nadou no Estreito de Bering em água de 3 graus com apenas um maiô, boné e óculos de proteção! Leia: Swimming to Antarctica: Tales of a Long-Distance Swimmer