Salto lateral


            
O salto lateral melhora a força, a estabilidade e a coordenação, e também ajuda a reduzir o risco de lesões esportivas, aumentando o equilíbrio e a propriocepção em todo o corpo e melhorando a estabilidade geral das articulações do quadril, joelho e tornozelo.

O salto lateral também ajuda a construir uma força mais equilibrada nos músculos da parte inferior do corpo, incluindo os abdutores e adutores do quadril.

Este exercício melhora o desempenho esportivo para atletas que mudam de direção, cortam ou giram com frequência ou de forma abrupta. Especificamente, aqueles que praticam esportes de campo e de quadra – como futebol, basquete, voleibol e tênis.



Como fazer o salto lateral

  1. Comece em pé  e coloque os dois pés no chão na largura dos ombros. Essa é sua posição inicial.
  2. Inspire e prepare seu  core. Olhando para a frente, dobre os quadris e os joelhos, garantindo que os joelhos permaneçam alinhados com os dedos dos pés. Continue dobrando os joelhos até que a parte superior das pernas esteja quase paralela ao chão, garantindo que as costas permaneçam em um ângulo de 45 a 90 graus em relação aos quadris.
  3. Expire enquanto empurra os calcanhares, estendendo os joelhos e os quadris, usando predominantemente a perna direita para impulsionar o corpo para cima e para a esquerda.
  4. Inspire enquanto dobra os quadris e os joelhos para aterrissar na posição de agachamento. Certifique-se de manter os joelhos flexionados para evitar lesões.
  5. Repita isso no lado oposto. Você deve sentir a tensão nos quadríceps, glúteos e núcleo ao longo desse movimento. Alterne entre os lados para o número especificado de repetições ou tempo.



Dicas de treino

  • Certifique-se de ter espaço suficiente para pular de um lado para o outro.
  • Os iniciantes podem precisar ir mais devagar e não pular muito para os lados.
  • Coloque o peso do corpo no meio do pé e não nos calcanhares.
  • Não arredonde as costas para evitar lesões lombares.
  • Sempre faça aterrissagens suaves com um bom apoio dos pés.
  • Não sacrifique a técnica para ganhar velocidade.