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É seguro nadar durante a gravidez?



Diante de uma lista crescente de coisas que você não deve fazer durante a gravidez, pode começar a parecer que nada é seguro para você e seu bebê. Você sabe que deve comer, dormir e se exercitar para se manter saudável, mas pode parecer complicado descobrir quanto de tudo e que tipos de coisas você pode fazer.

Por exemplo, natação. Isso é seguro? Em poucas palavras, sim.

A natação é uma das formas mais seguras de exercício durante a gravidez.

A natação é até mesmo uma forma aprovada de exercício durante a fertilização in vitro (FIV) devido aos consideráveis ​​benefícios à saúde que oferece, sem colocar um alto nível de estresse no corpo.

Se você está preocupado em perder sua resistência e força muscular durante a fertilização in vitro devido a restrições de atividade, a natação pode oferecer uma maneira segura de manter seu nível de condicionamento físico atual.

A natação é um exercício de baixo impacto que aumenta a força e a capacidade aeróbica. Ao se concentrar em exercícios que aumentam a força do core e não torcem o abdomen, é possível fazer um treino de natação seguro mesmo no final da gravidez.

É importante ter em mente que, embora a natação seja geralmente considerada segura durante a gravidez, ela pode não ser aprovada para mulheres com certas condições médicas ou restrições de atividades devido a complicações na gravidez.

É sempre melhor conversar com seu médico sobre sua situação específica, principalmente se você estiver mudando seu plano normal de exercícios.



Benefícios de nadar durante a gravidez

A natação é uma ótima maneira de relaxar e mover seu corpo ao mesmo tempo. Tem muitos benefícios para sua saúde geral.

  • Diminui o risco de doenças crônicas

  • Alivia a dor e a pressão nas articulações

  • Alivia a dor ciática

  • Reduz os enjoos matinais

  • Melhora a circulação sanguínea

  • Melhora o tônus ​​muscular

  • Melhora a resistência

A natação é considerada uma atividade de baixo impacto. A água fria pode aliviar a inflamação e acalmar os músculos, mesmo quando você os usa. 

As mulheres grávidas não apenas podem nadar, como também obtêm benefícios extras! Além dos benefícios citados acima, as mulheres que nadam durante a gravidez têm vantagens adicionais:

  • A água suporta o peso do corpo. A água ajuda você a se tornar mais flutuante e tira a pressão da barriga, enquanto você nada ou flutua na água.

  • A natação neutraliza a dor nas costas e a dor pélvica . Estar na água ajuda a aliviar a pressão que o útero em expansão exerce na pélvis, na região lombar e no nervo ciático. 

  • A natação pode reduzir o inchaço. A água fria da piscina pode ajudar a aliviar dores nas articulações e reduzir o inchaço causado pela gravidez.

  • A natação mantém a temperatura corporal baixa. Quando nos exercitamos, nossa temperatura corporal aumenta. Quando você está grávida, esse processo pode demorar mais, e é importante evitar que seu corpo superaqueça. Na piscina, você pode se exercitar sem superaquecer com tanta facilidade.






Riscos de nadar durante a gravidez

Ao nadar, é importante nadar apenas em áreas que você sabe que são seguras.

Fique de olho na temperatura.

Nadar em água muito quente deve ser evitado durante a gravidez, pois isso pode aumentar a temperatura do corpo.

Como é importante que sua temperatura não suba acima de 39°C à medida que seu bebê está crescendo dentro de você, o uso de banheiras de hidromassagem
, fontes termais ou mesmo banhos muito quentes para relaxar durante a gravidez deve ser cuidadosamente limitado.

Particularmente no primeiro trimestre, um aumento na temperatura corporal devido à imersão em água quente pode resultar em anormalidades no nascimento ou aborto potencial, por isso é importante levar a sério essa recomendação.

Do outro lado do termostato, é importante evitar nadar em lagos e oceanos em climas frios, pois a temperatura fria pode colocar o corpo em choque ou resultar em doenças, o que não é bom para o bebê em desenvolvimento.

Pratique moderação

O exercício na água pode ser uma ótima ideia durante a gravidez, porque há pouco risco de queda, e a água é calmante para as dores da gravidez que muitas mulheres experimentam. Porém, como qualquer coisa boa, o exagero pode ocorrer.


A natação pode se tornar insegura durante a gravidez se ocorrer muito esforço. 
Como todas as formas de exercício durante a gravidez, você deve parar de nadar se começar a sentir náuseas, ficar muito quente ou sentir qualquer corrimento vaginal, sangramento ou sentir dor abdominal e pélvica.

Considere manter as sessões de natação por cerca de 30 minutos por vez e limitando a 3 a 5 vezes por semana.

E o cloro?

O cloro é usado para matar bactérias e patógenos nocivos que encontram seu caminho na água da piscina. Também é usado na água da torneira pelo mesmo motivo. 
No passado, havia uma preocupação de que o cloro pudesse estar ligado a defeitos congênitos.

Desde então, vários estudos foram realizados nos quais os níveis de cloro foram testados em piscinas e nas gestantes que as utilizaram. 
Mais de 70.000 mulheres foram testadas em apenas um estudo, e nenhuma evidência de qualquer perigo foi encontrada ao nadar em uma piscina tratada com cloro durante a gravidez.

Se você não tiver certeza se é seguro nadar durante a gravidez, converse com seu médico. 






Dicas para nadar durante a gravidez

  • Encontre um maiô ou biquini bem ajustado. À medida que a gravidez avança, seu tamanho e forma mudam. Não é aconselhável nadar com algo apertado, então invista em um novo traje conforme seu corpo for mudando.

  • Cuidado onde pisa! Pode ser escorregadio entrar e sair de ambientes aquáticos. Certifique-se de andar com cuidado para não cair, e tome cuidado em qualquer vestiário de piscina.

  • Use protetor solar de amplo espectro com um mínimo de FPS 30 ao nadar ao ar livre para evitar queimaduras. Lembre-se de reaplicar o protetor solar com frequência e evite nadar ao ar livre entre as 10h e as 16h, quando a luz solar direta é mais forte.

  • Fique hidratada. Mesmo que você não sinta sede, você ainda pode ficar desidratada enquanto nada. A sensação refrescante de estar cercada por água pode levá-la a pensar que está bem, mas é importante fazer muitas pausas para beber água. Evite bebidas alcoólicas ou bebidas com alto teor de cafeína que também estimulem a desidratação.

  • Sempre nade com outra pessoa por perto. Se você estiver nadando em uma área sem salva-vidas, leve um amigo ou parente.




Nadar durante a gravidez é uma opção segura e saudável para a maioria das mulheres que desejam se exercitar. Pode aliviar a dor e suportar o peso do seu bebê enquanto permite que você mova seu corpo ao mesmo tempo. 

Se você não tiver nenhuma condição médica que a impeça de nadar com segurança, poderá nadar a qualquer momento e obter os benefícios de nadar durante a gravidez.