Urinar na piscina faz mal?

Urinar na piscina é bastante comum, mas isso não significa que você deva fazê-lo.
Não é apenas nojento, é também perigoso.

Você já fez xixi em uma piscina? Vamos, seja honesto. Não estamos apontando dedos, mas sabemos que há uma boa chance de você ter feito. Inclusive atletas olímpicos.


Urinar na piscina é tão facilmente evitável quanto insalubre. Você realmente, honestamente, seriamente não deveria fazer isso – esteja você em uma piscina residencial, piscina pública ou na piscina da sua casa. 


Muitos acreditam que se há algo negativo nesse hábito, com certeza o cloro vai “matar” o problema, mas o problema não é a urina em si… A urina é virtualmente estéril até sair do corpo, portanto não causa nenhum “mal” à saúde, como ocorre com o material fecal, nas piscinas.

Na verdade, a urina é uma fonte fantástica de nutrientes e é usada como fertilizante de modo efetivo, assim como na reparação de lesões por animais.

Portanto, urinar, em si, não é o problema. Mas o que acontece depois que ela se mistura com os produtos químicos usados na piscina, em especial o cloro.



Os produtos químicos não "matam" a urina?

Este é um equívoco comum, e muitos acreditam que não há problema em urinar na piscina. Mas quando você pensa por um momento, nem faz sentido.

O cloro e outros produtos químicos da piscina atuam como desinfetantes e matam certas bactérias e algas. Mas a urina não é uma substância viva para ser "morta". Quando  você urina na piscina, o cloro não a faz desaparecer magicamente. Ainda está lá, o que significa que você está nadando em uma mistura de urina e água. Esse provavelmente não é o seu objetivo, ok?

As pessoas costumam ir a piscinas públicas ou banheiras de hidromassagem e supõem que a água é “extra limpa” por causa do forte cheiro de cloro. No entanto, esse cheiro é na verdade um sinal de uma quantidade significativa de urina na água! Quando você entra em uma área de piscina e sente um cheiro avassalador de cloro, na verdade está cheirando um gás chamado tricloramina. Isso é criado por uma reação química entre o cloro e a urina. A tricloramina não apenas cria um odor potente, mas também é irritante para os olhos e a pele.

Então, para repetir: Produtos químicos como o cloro não “matam” ou removem a urina da água da piscina. A reação do cloro com a urina cria um gás que pode ser perigoso para a saúde. E, novamente, se você urinar na piscina, estará nadando na urina. Isso é um fato bastante grosseiro.



Por que urinar na piscina é um perigo para a saúde?

Urinar na piscina gera químico venenoso.

Bem, um componente importante da urina é o ácido úrico, que é responsável por transportar nitrogênio do corpo humano. Quando esta substância rica em nitrogênio, na urina, entra em contato com o cloro, há uma reação química potente.

Isso gera a formação de: 


1. Cloreto de cianogeno (CNCI)
Classificado como agente químico de guerra, tóxico para pulmões, coração e sistema nervoso central. Sua concentração permitida na água potável é até 70 (ppb). Dosagens acima de 2.500 ppb levam ao coma, convulsões, mas estes são valores que dificilmente serão gerados numa piscina só através da urina. Porém, está correlacionado com vários problemas de saúde, em níveis encontrados em piscinas.

2. Tricloramina (NCl3)
Tricloreto de nitrogênio, também conhecido como tricloramina, com odor pungente, é mais comumente encontrado como um subproduto das reações químicas entre derivados de amônia e cloro.
É um composto perigosamente explosivo, sendo sensível a luz, calor e compostos orgânicos.
Pesquisadores belgas relacionaram uma possível ligação entre NCl3 e crescentes casos de asma infantil.


Estes são alguns problemas de saúde que estes compostos podem causar:


Irritação dos olhos e da pele

Os tecidos sensíveis, como os olhos e a pele, são os primeiros a reagirem aos efeitos cáusticos das tricloraminas. Esse problema é tão comum que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças o relatou como um risco ocupacional entre trabalhadores em parques aquáticos. Os sintomas comuns podem incluir olhos vermelhos e lacrimejantes, nariz e garganta doloridos e erupções cutâneas. Isso pode ocorrer após entrar em contato com a água da piscina ou simplesmente estar perto o suficiente de uma piscina para experimentar a exposição ao gás tricloramina.

Problemas respiratórios

Além da irritação nos olhos e na pele causada pela tricloramina, outro perigo são os problemas respiratórios – ou seja, dificuldade para respirar. Isso é especialmente comum e perigoso entre pessoas com problemas respiratórios como asma. A inalação de tricloramina pode desencadear um ataque de asma e pode piorar significativamente a intensidade do ataque. Não só a tricloramina afeta as pessoas com asma, mas também foi demonstrado que causa asma em nadadores profissionais que estão ao redor de piscinas regularmente.


Condições favoráveis às bactérias

A interação entre o cloro e a urina não cria apenas a perigosa tricloramina – é também um desperdício de cloro. Quando a urina é adicionada à água da piscina, os níveis de cloro caem, permitindo mais espaço para as bactérias prosperarem na água. Em outras palavras, quando você urina na piscina, o cloro da piscina acaba combatendo a urina em vez de matar germes perigosos. 
Se a segurança e o saneamento da sua piscina são uma prioridade, a urina é o inimigo.





 Como evitar que as pessoas façam xixi na piscina

Em um mundo ideal, todo mundo já saberia que não se deve urinar na piscina. Mas no mundo real, as pessoas fazem isso de qualquer maneira! A melhor maneira de se antecipar a essa questão – como acontece com a maioria dos problemas de saúde pública – é falar abertamente sobre ela. Certifique-se de que os nadadores saibam por que é ruim urinar na piscina. Explique como isso cria um risco à saúde e por que você se esforça tanto para manter a higiene da sua piscina. 

Se alguém está fazendo xixi na sua piscina, é provável que o faça em outras piscinas também e não esteja familiarizado com as consequências. Para fazer uma mudança em nossos comportamentos, a conscientização precisa vir em primeiro lugar. Comunicação clara e educação são especialmente importantes para as crianças.

Nadar é divertido! E para as crianças – que podem ser facilmente distraídas e menos conscientes de suas necessidades de banheiro – toda essa diversão pode tornar difícil lembrar de fazer uma pausa no banheiro (até que seja tarde demais). É por isso que agendar intervalos regulares para nadar é uma ótima opção para evitar que as crianças façam xixi na piscina. 




Antes de pular na piscina, avise seus filhos que a cada 45 minutos, eles precisarão fazer uma pausa de 5 a 10 minutos para reaplicar o protetor solar, se hidratar e ir ao banheiro, se necessário. Em vez de fazer o intervalo inteiro focado em usar o banheiro, é mais provável que você os tire da água se fizer o intervalo para outras coisas – como hidratação, lanches e evitar queimaduras solares desagradáveis ​​também.



Alguém fez xixi na minha piscina. O que fazer?

Higienizar!

Este é o primeiro e mais notável passo que você deve tomar se alguém fez xixi na sua piscina.
Você terá que verificar os níveis de cloro em sua piscina e ver o quanto eles caíram. 

Em combinação com a higienização e reequilíbrio dos produtos químicos da sua piscina, é importante certificar-se de que o sistema de filtragem da sua piscina está em boas condições e que o sistema de circulação está funcionando bem. Isso permite que o cloro adicionado à sua piscina filtre e circule adequadamente, tratando qualquer urina remanescente na água. Em longo prazo, higienizar sua piscina ao primeiro sinal de urina, ajudará a evitar o desequilíbrio químico na água e quaisquer complicações relacionadas.






Devo parar de nadar?

Apesar da maioria das piscinas utilizarem o cloro, o uso da técnica que se faz a cloração de choque 1 vez por semana tem um efeito mais brando à saúde e consegue evitar o aparecimento de algas. Esse tratamento volatiza em 24 horas e protege a piscina tornando-a mais viável.

Óbvio que o ideal é nadar em piscina com tratamento de salinização ou ozônio. Outra opção seria nadar no mar. Porém, mesmo que ninguém urine na piscina, ela ainda estará tendo efeitos agressivos pelas ações dos produtos de desinfecção que reagem com o cloro. Apesar dessas adversidades, com certeza os efeitos positivos para a saúde da prática de natação superam de longe todos os problemas.

Portanto, continue nadando!