A importância do alongamento diário



O que é alongamento? Em termos simples, é quando deliberadamente flexionamos ou alongamos um músculo específico para melhorar a sua elasticidade.

O resultado é uma sensação de maior controle muscular, flexibilidade e amplitude de movimento. 
Também é usado para melhorar a função nas atividades diárias, aumentando a amplitude de movimento.

Você já notou que, pela manhã, ao acordar, você simplesmente não consegue ficar sem se alongar?
E por que fazemos isso instintivamente depois de dormir?

É um instinto animal. Depois de um tempo prolongado de inatividade, por exemplo, dormindo por mais de 8 horas, seus músculos perdem o tônus ​​e o fluido tende a se acumular nas costas. O alongamento ajuda a massagear o fluido suavemente de volta à posição normal. 
É também uma transição suave do sono para a vigília para o resto do corpo.

O alongamento ajuda a resolver qualquer rigidez ou tensão em nossos músculos e articulações causada por passar um longo período de tempo em uma única posição. Em
 longo prazo, ajuda a manter uma ampla gama de mobilidade e flexibilidade.



Principais benefícios do alongamento

Todos nós sabemos que o alongamento é bom, mas a maioria de nós raramente se alonga, e estamos  falando de alongamento diário, não apenas após o exercício ou quando sentimos uma leve dor. Então vamos falar sobre os benefícios do alongamento e isso pode incentivá-lo a iniciar um ritual diário de alongamento.

  • Diminui a rigidez muscular e aumenta a amplitude de movimento
    O alongamento ajuda a melhorar a amplitude de movimento, o que também pode retardar a degeneração das articulações.

  • Pode reduzir o risco de lesão
    Um músculo flexível tem menos probabilidade de se lesionar se você tiver que fazer um movimento brusco. Ao aumentar a amplitude de movimento em uma articulação específica através do alongamento, você pode diminuir a resistência dos músculos do seu corpo durante várias atividades.
  • Ajuda a aliviar dores pós-exercício
    Após um treino intenso, alongar os músculos ajuda a mantê-los soltos e diminui o efeito de encurtamento e aperto que pode levar a dores pós-treino.
  • Melhora a postura
    Alongar os músculos da região lombar, ombros e peito ajuda a manter as costas em melhor alinhamento e melhora a postura.
  • Ajuda a reduzir ou controlar o estresse
    Músculos bem alongados retêm menos tensão e, portanto, podem ajudá-lo a se sentir menos estressado.
  • Reduz a tensão muscular e aumenta o relaxamento muscular
    Músculos cronicamente tensos tendem a cortar sua própria circulação, resultando em falta de oxigênio e nutrientes essenciais. O alongamento permite que seus músculos relaxem.
  • Melhora a eficiência mecânica e o desempenho funcional geral
    Como uma articulação flexível requer menos energia para se mover em uma amplitude de movimento mais ampla, um corpo flexível melhora o desempenho geral criando movimentos com maior eficiência energética.
  • Prepara o corpo para o estresse do exercício
    O alongamento antes do exercício permite que seus músculos se soltem e se tornem mais capazes de suportar o impacto da atividade que você escolher fazer.
  • Promove a melhora da circulação
    O alongamento aumenta o suprimento de sangue para os músculos e articulações, o que permite um maior transporte de nutrientes e melhora a circulação do sangue por todo o corpo.
  • Diminui o risco de dor lombar
    A flexibilidade nos isquiotibiais, flexores do quadril e músculos ligados à pelve alivia o estresse na coluna lombar, o que, por sua vez, reduz o risco de dor lombar.




Por que é importante alongar?

O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma amplitude de movimento nas articulações. Sem ele, os músculos encurtam e ficam tensos. Então, quando você necessita dos músculos para alguma atividade, eles estão fracos e incapazes de se estender até o fim. Isso coloca você em risco de dores nas articulações, tensões e danos musculares.

Por exemplo, se você trabalha em frente a uma mesa e fica sentado em uma cadeira o dia todo, isso resultará em isquiotibiais tensos na parte de trás da coxa, como resultado, será mais difícil estender a perna ou endireitar o joelho completamente, o que inibe a caminhada. 
Quando os músculos tensos são repentinamente solicitados para uma atividade extenuante que os alonga, como caminhadas em subidas, terreno instável, eles podem ser danificados por serem repentinamente esticados, pois os músculos podem não estar fortes o suficiente para suportar as articulações, o que pode levar a lesões nas articulações .

O alongamento se torna essencial à medida em que envelhecemos




À medida que envelhecemos, nosso corpo tende a se degenerar. Perdemos a elasticidade da pele, o tônus ​​muscular e a densidade óssea. Além disso, o teor de água em nossos tendões diminui e, como resultado, nossos tendões ficam mais rígidos. Todos esses fatores podem contribuir para a diminuição natural da nossa flexibilidade. Como resultado de todos esses fatores, também pode levar a um equilíbrio deficiente e, portanto, o risco de queda aumenta.

É por isso que é tão importante não apenas alongar diariamente, mas permanecer ativo para manter a flexibilidade das articulações em todas as idades, mas mais à medida que você envelhece, se parar de se mover, isso poderá afetar negativamente a sua qualidade de vida e impedi-lo de fazer o que você ama.

Então, se você está se perguntando se é possível se tornar mais flexível à medida em que envelhece, a resposta é SIM, e você pode começar imediatamente.

Se você estiver procurando por um programa de alongamento mais personalizado, poderá pedir conselhos e rotinas a profissionais de educação física ou fisioterapeuta, porém há muito conteúdo bom em sites e vídeos na internet. 



Acessórios que auxiliam o alongamento


Existem no mercado alguns acessórios que podem auxiliar os exercícios de alongamento com maior qualidade.

Entre eles um que é excelente e muito útil é a fita de alongamento.
Isso porque a fita de alongamento garante que os braços e pernas fiquem posicionados da melhor forma possível durante os movimentos de flexibilidade.

A fita de alongamento é 
extremamente versátil e leve, podendo ser transportada facilmente em viagens, trabalho e lazer. Além disso, o preço é bem acessível.
 



Indicamos o modelo abaixo, da Primal:



Fita de Alongamento com Manoplas



Como incorporar o alongamento na rotina diária

Alongar de vez em quando não funciona magicamente, você precisa se alongar diariamente para colher as recompensas e sentir os benefícios. A maneira mais fácil de fazer isso é criar uma rotina, tente fazê-la no mesmo horário todos os dias, provavelmente a primeira hora da manhã ou a última antes de ir para a cama seria a melhor hora. 
Certifique-se de ter o espaço correto e torná-lo confortável, quer tenha um tapete macio ou um colchonete e crie o ambiente certo com iluminação ambiente.

Lembre-se de que leva mais de dois meses para que algo se torne um hábito ou ritual, portanto, não desista após o primeiro obstáculo. Se você acha que todos os dias não são realistas e opta por fazê-lo 5 dias por semana e tem o fim de semana de folga, tudo bem, faça o que funcionar para você. 
Uma vez que esteja enraizado em sua vida diária, você nem perceberá que está fazendo isso.

Esperamos que se torne algo que você goste e anseie diariamente.

Então, desperte seus músculos e energize seu corpo, comece sua rotina diária de alongamento hoje! 😊