Agachamento unilateral (pistol)


O agachamento unilateral, também conhecido como agachamento pistol, é um exercício de peso corporal e, provavelmente, é uma das variações de agachamento mais difícil de executar por gerar maior recrutamento muscular, mais controle e esforço, mesmo usando menos carga.

Apenas uma tentativa de realizar este exercício mostrará o quão difícil é e, como tal, é o exercício perfeito para adicionar ao seu regime de treinamento da parte inferior do corpo.

Ele trabalhará todos os principais músculos da parte inferior do corpo ( glúteosquadrícepsisquiotibiais, adutores do quadril) enquanto melhora seu equilíbrio, agilidade e coordenação. 





Como fazer o agachamento unilateral?

  1. Comece de pé com as mãos à sua frente para se equilibrar enquanto se abaixa.
  2. Mantenha o peito e a cabeça erguidos, puxe os ombros para trás e para baixo e envolva os músculos do core.
  3. Levante um pé do chão e aponte-o à sua frente.
  4. Lentamente, comece a agachar na perna apoiada no solo, até que você esteja na posição de agachamento. Se sua mobilidade permitir, abaixe até que as nádegas fiquem a alguns centímetros do chão. Neste ponto, a perna levantada deve ser estendida diretamente na frente do corpo.
  5. Uma vez na posição inferior, envolva os glúteos e empurre o calcanhar para voltar. Complete todas as repetições e depois troque de lado.





Dicas de treino

  • Este exercício pode ser muito difícil, então não desanime se você não conseguir realizar mais de uma repetição no início.

  • Você pode realizar um agachamento com uma caixa, um suporte fixo ou um banco para se familiarizar com o movimento. Isso é útil se você tende a cair na posição inferior no início.


  • Para obter posições de flexão profunda do quadril juntamente com a posição correta do tronco, você deve ter uma dorsiflexão suficiente do tornozelo . Não economize nos aquecimentos das articulações e nos exercícios de mobilidade para aperfeiçoar sua técnica.
  • A má execução pode ser muito ruim para os joelhos. Em caso de dúvida, verifique seu movimento com um profissional.
  • Se você sentir que sua mobilidade é ruim no tornozelo (você se encontra na ponta dos pés com o calcanhar no ar), use um tênis  ou coloque uma placa sob o calcanhar.
  • Se você tiver um elástico de resistência ou uma fita de suspensão do tipo TRX com um ponto de fixação alto, poderá realizar o movimento assistido em amplitude total. Essa variação o ajudará a sair da posição baixa, que é o ponto mais difícil do movimento.

  • Você pode arredondar a coluna ao fazer o agachamento unilateral, mas não deve arquear muito as costasQuanto mais tempo você mantiver uma postura ereta, mais difícil e eficaz será o movimento.
  • Para ganhar força, você pode realizar repetições lentas, concentrando-se na parte excêntrica do movimento.